quinta-feira, 11 de setembro de 2008

R de Recessão

As previsões intercalares da Comissão Europeia não são nada animadoras para as perspectivas da economia portuguesa. A maioria dos clientes das nossas exportações se não estão em recessão - entendida como queda da quantidade de bens e serviços produzidos - estão a produzir abaixo da sua capacidade - também isto uma forma de recessão.

O ministro das Finanças afirma que "é prematuro falar de uma recessão na Europa" Naturalmente mais sensato, não coloca de parte a recessão e muito menos entra no discurso irrealista do ministro da Economia que agarra nos números do INE para dizer que estamos umas décimas acima deste e daquele.

É muito difícil evitar a recessão em Portugal se as grandes economias da zona euro não reanimarem. A única vitamina que vejo neste momento é a queda dos preços do petróleo - uma quebra que seja superior à valorização do dólar.

1 comentário:

Diogo disse...

O ciclo do petróleo por Jon Stewart

Jon Stewart do Daily Show explica-nos, de forma concisa e com extraordinário sentido de humor, o ciclo do petróleo. Uma alfinetada de mestre no capitalismo de mercado:

«O Congresso americano deu às indústrias petrolíferas 500 milhões de dólares para pesquisa. E deu 2.7 biliões de dólares em perdões fiscais. Embora uma empresa como a Exxon Mobil tenha 7.6 biliões de puro lucro apenas no último trimestre, ou seja três meses!

Poderão achar a ideia do governo usar biliões de dólares dos contribuintes para subsidiar estas indústrias como a antítese do capitalismo de mercado livre e privado. Estão enganados!

Há uma explicação muito simples para as companhias de petróleo já tão obscenamente ricas, receberem dinheiro do governo. Chama-se o “ciclo do petróleo”.

Começamos com a família americana. Gente trabalhadora que adquiriu uma inclinação para motores poderosos e televisões plasma. Através de um processo natural chamado “pagamento de impostos”. Os vencimentos destas pessoas são desintegrados e reabsorvidos por uma entidade chamada “governo”. O governo consome estes fundos e transforma-os em “subsídios. Alguns dos quais vão para gigantescas e lucrativas companhias petrolíferas. Esses fundos são usados para procurar novas fontes de petróleo e tirar partido da dependência do petróleo destas pessoas para assim obter lucros. Estes lucros são então armazenados em contas “offshore” nas ilhas Caimão de modo a evitar um processo chamado “pagamento de impostos”, o qual foi discutido anteriormente. O governo dá, então, às petrolíferas mais dinheiro.»

Vídeo (legendado em português) – 3:40m