O Presidente da República reuniu-se hoje com dirigentes de associações de jovens para promover o debate sobre juventude e a política, na sequência do seu discurso no 25 de Abril deste ano.
Ouvi pela manhã alguns destes jovens dirigentes e, obviamente, compreendi o desinteresse dos jovens. Não existia qualquer diferença entre o que diziam e o que dizem os partidos com os adultos.
Na relação académica que tenho com os jovens - têm em torno dos 20 anos - é com grande dificuldade que combato a ideia generalizada típica de conversa de café de que os políticos são péssimos - e mais não digo porque todos adivinham os lugares comuns.
Hoje os jovens preferem pertencer a movimentos cívicos - muito mais que os adultos - a integrarem partidos políticos. Aí, nos partidos, em regra encontramos pessoas que reflectem pouco, têm poucas convicções... Apenas pensam em tácticas com o objectivo único de progredirem na vida - os dos partidos do poder. Os que não têm ambições de poder criticam tudo. Obviamente com algumas honrosas excepções.
Mudar isto não é fácil. Porque tudo está contaminado pelos partidos. Infelizmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário