quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vale a pena ler:

Os gregos foram enganados, os alemães também de João Pinto e Castro. Tenhos dúvidas quanto à afirmação de que "os mercados financeiros foram totalmente racionais".
Quanto ao que vai acontecer amanhã - totalmente de acordo, o problema da Grécia estará bastante mais grave - a fuga de títulos gregos vai agravar-se. (E de Portugal também). Muitso fundos são geridos com regras estritas de risco: não têm nas suas carteiras activos abaixo de um determinado risco.

Precisa-se de política não de economia de João Galamba. De boa política diria eu. Sublinho especialmente de "os mercados agem racionalmente num contexto irracional" como contra-argumento (ainda com pouca reflexão sobre o tema) a João Pinto e Castro.

The Cohesion Crisis de Paul Krugman, assustador. Mas é assim que o mercado está a reagir.

A taxa de juro a dez anos das obrigações alemãs do tesouro (bunds) a dez anos estiveram no dia de hoje abaixo dos 3% , as portuguesas a 5,6% e as gregas em 9,6%.

A taxa de juro dos títulos gregos a 2 anos atingiu a 15,26%, sim, repito, 15,6%.

A Zona Euro está a permitir que alguns ganhem bastante dinheiro. A Grécia é "junk"? A consequência lógica de acreditar que a Grécia é 'junk bond' é prever o desmembramento do euro.

Sem comentários: