segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um dia difícil para Portugal, com a Grécia ao fundo

O risco de incumprimento que os mercados atribuem a Portugal através dos Credit Deafult Swaps (CDS) atungiu hoje os 300 pontos, ultrapassando os valores do Líbano

Será possível que alguém, racionalmente, considere que Portugal, país do euro e com a situação política, económica, financeira e social que tem possa ser considerado com este nível de risco?

A indecisão da Zona Euro está a encher os bolsos de muitos ditos investiodores, manipuladores de mercado.

4 comentários:

Anónimo disse...

o que faz os especuladores correrem atrás de portugal? a sua dívida pública? está abaixo da média da zona euro! o seu défice? não atinge os dois dígitos como outros (espanha, irlanda, uk, usa, grécia)! então qual será a resposta? bom, ela já foi dada pelo professor da louvaina: preconceito. mas alguns jornalistas cá do burgo continuam com o eterno sentimento de culpa português. e outros há que vêem neste caso uma hipótese de demissão do governo que tanto odeiam.

MFerrer disse...

Aliás, caro Anónimo, o que diz é o pão-nosso-de-cada-dia ao lermos o que escrevem, o que dizem à volta das diárias mesas de comentários e por essa rádio.
Estão todos a pensar que um próximo governo vá beneficiar de ventos de feição e descubra petróleo?
Ou que os alemães paguem a fartura?
Eles, os que contribuem para a UE, trabalham por turnos, 8 h seguidas, comem de pé e bebem cerveja barata no fim de semana. Por cá é quase isso mais as férias na R. Dominicana e no Brasil...
Alguém já disse que é mesmo preciso trabalhar 10 h por dia 6 dias por semana?
Alguém já admitiu que se há falta de médicos é porque se reformam à nossa custa para nos irem explorar outra vez nos H. Privados?
Alguém já disse aos priviligiados que reduzam o número de empregos? ou de reformas?
Não?
Então deixe lá. Qualquer dia nem água têm nas torneiras...

Anónimo disse...

E se por um mero acaso, um remotíssimo acaso a República Portuguesa já estiver insolvente? Tècnicamente falando... Mas eu vou acreditar no engº José e no dr. Santos... As insolvências só são declaradas dias, semanas depois. O regime- a 3ª República ACABOU! Nunca pensei que acabasse na Mitra ou na Santa Casa. Mas estava escrito. E agora?

MFerrer disse...

Talvez a excelente H. Garrido nos possa ajudar.
Tenho a maior consideração pelas suas opiniões que acho sempre sérias!