quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Markets are always right"

Jean-Claude Trichet na conferência de imprensa de hoje: "Os mercados têm sempre razão". Para se recusar a responder à reacção que os mercados estavam a ter às suas declarações sobre a Grécia - as cotações das obrigações gregas subiram, invertendo a queda em que estavam

E como depois não conseguiu sair da ratoeira em que se colocou: se os mercados têm sempre razão, também têm razão em estar a "castigar" a Grécia?

Numa altura em que já poucos economistas defendem a teoria da racionalidade dos mercados financeiros, ver o presidente do BCE dizer que os mercados têm sempre razão...

A conferência de imprensa correu muito mal a Trichet na foto tirada daqui

2 comentários:

Anónimo disse...

A teoria da racionalidade dos mercados não é mais que uma simplificação da realidade (como qualquer teoria) que implica determinados pressupostos para que se possa fazer modelos simples e estudar alterações nas variáveis.
Portanto a questão de se defender ou não a teoria da racionalidade dos mercados nem deve ser colocada, a não ser por quem não percebe o seu significado (por exemplo um jornalista).
"Os mercados têm sempre razão" é um postulado que nada tem que ver com a teoria da racionalidade dos mercados.
Mr Trichet is right.

Helena Garrido disse...

Caro anónimo,
Qual é o raciocínio que faz para, depois do que escreveu, concluir que Trichet tem razão? Como diz a T. da racionalidade dos mercados - como toda a modelização do real - é desenvolvida com base em pressupostos muito fortes. O que aconteceu foi que se deram como adquridos os seus resultados, votando ao esquecimento os pressupostos. E por isso não se pode concluir que Trichet tem razão. Diria que alguns mercados têm sempre razão, alguns mercados têm razão às vezes e alguns mercados nunca têm razão (razão enquanto obtenção do resultado mais eficiente) Ou não?