quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Em fuga para as mercadorias...

O primeiro dia de trabalho de 2008 antecipa o pior.

Os investidores estão mesmo receosos. Estão apostados que os EUA vão entrar em recessão e, se tudo se mantiver - eu sei que irrita o 'ceteris paribus' mas é assim, como diz o NYT, estamos no anos dos "se" - nós por cá seguiremos o mesmo caminho.

O petróleo ultrapassou hoje, dia 2 de Janeiro, a barreira dos 100 dólares em Nova Iorque.O ouro atingiu o máximo de sempre, a 861,10 dólares por onça, acima do recorde de 850 dólares a que chegou em Janeiro de 1980. (Ver FT ).

Assistimos à fuga para as mercadorias, metais e petróleo. As acções em queda.

Num dia em que a Reserva Federal se revelou mais pessimista quanto às persectivas da actividade económica nos Estados Unidos de acordo com a minuta da reunião de 11 de Dezembro, divulgada dia 2 de Janeiro. O crescimento em linha com a tendência deverá regressar, prevêem, em 2009. Quanto à inflação, "os recentes aumentos dos preços da energia provocarão uma subida temporária da inflação". Mas dada a perspectiva de descida dos preços do petróleo subjacente no mercado de futuros e um alívio na pressão sobre a utilização dos recursos, a Fed está convencida que a inflação se manterá moderada nos próximos anos.

A situação no sector financeiro ligada à deterioração do mercado imobiliário levam a Fed a apontar para novas reduções das taxas de juro. A última descida ocorreu no dia da reunião a que esta munita diz respeito, 11 de Dezembro, para 4,25%.

Ver ainda NYT e CNNMoney.

Sem comentários: