segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Caso BCP em turbilhão

O caso BCP - sim, é melhor começar a designá-lo assim - entrou na fase da irracionalidade completa. Já faltava de facto pouco. Bastou o Governo meter a mão no assunto para assistirmos agora a declarações e contra-declarações, opiniões e sentenças várias.

Um pequeno exemplo:

Filipe de Bottom diz que o sistema financeiro deve agrader a Joe Berardo. Não será antes à CGD?

PP ameaça com Comissão de inquérito parlamentar caso governador não vá ao Parlamento falando também do salário do reponsável pelo banco central. Mas o governador pode dizer que não vai ao Parlamento? Hoje até já o ouvi dizer que vai sempre que é solicitado.

Ministro das Finanças diz que eventuais crimes no BCP devem ser punidos 'doa a quem doer' - Mas não era suposto ser sempre assim?

Bastonário da Ordem dos Economistas diz que Banco de Portugal tinha a obrigação de saber o que se passava no BCP - Teria? Ainda alguém se lembra do que nunca se soube ao certo sobre as ligações entre o Banesto e o Totta?

E para terminar pergunto se o Banco de Portugal seria o único que tinha obrigação de saber. O governo e especialmente o ministro das Finanças não tinham também obrigação de saber? Há quanto tempo se sabia, por exemplo, que o BCP emprestava para se comprar acções do próprio banco?

Sem comentários: