quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O BCP...ainda

O BCP “delineou uma operação bem montada e bem urdida para escapar ao controlo das autoridades” “que impediu" os supervisores de a detectarem.“O BCP montou essas operações e envolveu-as em informações erradas”, o que torna este processo muito grave”
Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos no Parlamento dia 29
A ler no Negócios e Público.
O caminho seguido pelas operações de compra de acções próprias através de sociedades com sede em paraísos fiscais ainda está a ser desvendado pelas autoridades de supervisão. Um autêntico labirinto de engenharia financeira que, ao que parece, acabou em sociedades imobiliárias.
Lamentavelmente Jardim Gonçalves parece terminar a sua carreira sem honra nem glória.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem a haver com a grande desconfiança que se criou à uns anos pra cá!... E neste momento, o conhecimento é público e vai ser muito difícil voltar à normalidade. Primeiro o BCP será obrigado a corrigir a informação prestada ao mercado sobre as suas contas, caso se prove que as operações suspeitas deturparam o valor dos capitais próprios do banco, admitiu como admitiu o presidente da CMVM. Em última análise, se após uma eventual correcção, o BCP deixar de respeitar os rácios providenciais impostos pelo Banco de Portugal, o banco poderá mesmo ser forçado a repor capital. Tal pode ser feito através da venda de activos para arranjar esses montantes ou mesmo através de um aumento de capital, dependendo do montante do eventual ajuste. Carlos Tavares, revelou que todos os indícios apontam para o facto de a informação prestada pelo BCP ao mercado não ter sido “completa nem verdadeira, o que impediu o diagnóstico e a prova”. O regulador foi mesmo mais longe e sublinhou que o BCP prestou informação falsa à CMVM. Vai ser muito complicado o BCP, voltar aos valores de há meio ano! Pelo contrário irá descer muito mais a cotação. Para voltar à confiança terá de emendar contas de muitos milhares de clientes, desde 1999 ( "famigeradas de manipulação" de créditos de aquisição de acções próprias BCP )... Só assim voltará a ter a confiança dos investidores...

... E continuam "sem ser punidos"... E ainda, "por castigo" e de acordo com contas feitas por este jornal, ganharam direito à reforma cinco antigos membros do conselho de Administração:
Paulo T. Pinto ( Substituiu António Sousa Cardoso, empresário e secretário da Associação Nacional de Jovens Empresários, candidato único, "ainda por escalabro"),Christopher de Beck, Filipe Pinhal, Alípio dias e Alexandre Bastos Gomes - custaram ao bolso dos accionistas cerca de 80 milhões de euros...
E ainda para cúmulo da desgraça económica, temos o Sr. Jardim Gonçalves ( principal criminoso económico ), ter continuado com as mordomias de utilização do avião do BCP, para deslocar-se a consultas médicas fora do País... Não haja dúvidas que este Senhores continuam a ser donos do País e não há Instituição Superior que os consiga punir ou os detenham, pelos crimes horrendos (económicos)que fizeram a milhares de famílias portuguesas, que neste momento passam fome e miséria.... E continuam "sem ser punidos"... E ainda, "por castigo" e de acordo com contas feitas por este jornal, ganharam direito à reforma cinco antigos membros do conselho de Administração: