terça-feira, 1 de julho de 2008

Dia (muito) negro nas bolsas

Foi um dia negro para as bolsas do mundo e aterrador para Portugal.

Pessimismo com PSI20 a cair 4,7%. Em Espanha a queda foi de 2,29%. ~
Fuga para a segurança, diz o FT.

O que se está a passar?
Petróleo e banca?
E porque está o petróleo a subir tanto? - Não, por favor, explicações com 'especulação' não. Porque a questão é porque estão a especular, isto é, mais correctamente, a apostar na subida do preço do petróleo?
Banca? Há ainda muitos esqueletos de crédito sub-prime?

É fácil arranjar explicações. Mas, neste momento, receio que exista algo mais no horizonte que ainda não estamos a ver.

10 comentários:

Anónimo disse...

Pânico?

Anónimo disse...

A ideia não é original, mas terá sido o anúncio da alta da inflação na zona Euro, que reforça a probabilidade de uma subida dos juros (a Euribor está a subir)... o que reforça os receios de problemas tipo subprime...
Não sei

João Pinto e Castro disse...

As notícias de subida da inflação geram expectativa de subida dos juros, o que conduz directamente à desvalorização das acções. A Bolsa cai mais em Portugal, creio eu, porque as sociedades financeiras têm uma maior peso na capitalização bolsista. Tudo lógico.

Helena Garrido disse...

A bolsa começou a cair a semana passada antes de se conhecer a taxa de inflação da zona euro e depois da declaração de do presidente do BCE Jean-Claude Trichet em que antecipou a subida dos juros.
Há quem diga que a queda de Lisboa é apenas o regresso à realidade - estava muito cara quando olhada pelos PER...

MC disse...

Pode ser, Helena. Mas nem todos os títulos tinham PER elevados, e algumas empresas são autênticas cash-cow. A descida passou a não ter critérios consistentes.

Anónimo disse...

Gostaria imenso de saber, o que é isso "que ainda não se vê", a que se refere. Pode nos dizer em que é que está pensar? Tem medo de atirar mais gasolina para a fogueira? ...

Helena Garrido disse...

Caro anónimo,
Não é por receio de mais gasolina na fogueira mas pelo grau de incerteza do que se está a passar: as tensões entre Israrel e o Irão. Hoje o FT tem o sugestivo título: "The Iran question - Is Israel preparing to strike or is it just posturing?"

Dapolitica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dapolitica disse...

Na minha modesta opinião, penso que o aviso feito por Israel de atacar o Irão, é mais um recado aos futuros candidatos à presidência dos Estados Unidos, nomeadamente a Obama e aos seus apoiantes. É que se Obama ganhar a presidência, a hegemonia do poder de decisão sobre a política externa dos EUA, passará a ser exercida directamente por Israel. É que os lobbies judaicos nos EUA controlam grande parte da economia norte-americana, e por essa razão têm muito peso nas decisões da sua politica, em relação ao Médio-Oriente.

Fernanda Valente

Anónimo disse...

Olá!!! Está alguém em casa, ou sairam todos de férias???