terça-feira, 4 de maio de 2010

Aqui, pelo Euro, não está calmo

A tempestade regressou:

Zapatero diz que é "absoluta locura" o rumor que circulou nas bolsas de um plano de ajuda a Espanha no valor de 280 mil milhões de euros - quando um primeiro-ministro tem de desmentir rumores o pânico e a loucura já estão instalados.
Perguntas sem resposta:
Como se rompe um ciclo de pânico? Com um desastre, que confirme os medos?
A seguir a um naufrágio as águas acalmam-se? (Lehman Brothers?)
Porque não acreditam os investidores nos efeitos regeneradores do plano grego?
Devia ter-se deixado a Grécia reescalonar a dívida?
E se mais alguém precisar de apoio terá a zona euro de envolver os Tesouros do euro, como o Tesouro americano no plano Brady dos anos 80 para a América do Sul?

- Bolsas espanhola e gregas foram as que mais caíram na Europa - Ibex com queda de 5,4% e o grego FTSE/ASE20 caiu 7,35% - o Banco Nacional Grego viu as suas cotações caírem 13%. Bolsa portuguesa caiu 4%, a terceira pior sessão do ano
- Crise grega provoca razia na banca europeia - O Stoxx 600 Banks, composto por 55 bancos, caiu quase 5% (4,99%). Os bancos espanhóis foram os que mais caíram em bolsa - BBVA menos 7,6% e Santander menos 7%
- Diferença entre as taxas a dez anos da dívida portuguesa e alemã  nos 2,45 pontos percentuais - nos 5,4%. Ontem esteve nos 5,1% em queda por efeito do acordo de ajuda à Grécia, hoje está d enovo a subir com os investudores a refugiarem-se na dívida alemã.

E as análises e previsões sobre o fim do euro prosseguem com Stiglitz.
Os tempos não estão para brincadeiras, por pequenas que sejam. Não há dinheiro, sem inflacionar o euro, para ajudar um país como a Espanha. Mesmo no caso da Grécia, o BCE já teve de alterar a sregras do jogo e aceitar todos os colaterais.

3 comentários:

Anónimo disse...

O estouro pode estar muito próximo.

Quando em Outubro de 2008, todos os nossos ilustres vieram à praça apelar à serenidade, o barco só não foi ao fundo porque não calhou.

Parece-me que estamos a viver tempos semelhantes.

Se alguém quer levantar o colchão, está na altura...
Um dia destes pode ser tarde...

Esperemos que tudo acalme e que certos idiotas se deixem de irresponsabilidades.
Se só usarem os pobres para pagar a crise, os brandos costumes podem acabar em grande explosão...

Dante, disse...

O s Conservadores ganham as eleições no Reino Unido. Os alemães da Renânia -Westefália balançam para o SPD. Todos nós sabemos o que o alemão médio gosta do euro. A opinião do operário da BMW sobre as praias gregas e portuguesas. Nós temos rapazes de muito valor a mexerem nas nossas "contas": Vítor Constãncio e Durão barroso ( ausentes, mas sempre atentos!) e temos também Teixeira dos Santos.Este, presente. Também temos jantares nos Jerónimos e Missas no Terreiro do Paço...O senhor D.João V ainda por aqui andará? Mandava vir mais uns arratéis de ouro do Brasil. Toda esta conversa é para desejar felicidades ao Euro. Ou os pêsames. E vergonha, há?

Dante Alighieri, disse...

E porque não se fala na entrada da Turquia na UE? Razão tinha Giscard d`Estaing. A Europa precisa de uma direita forte e consequente. E séria. Vejo em directo uma guerra nas ruas de uma capital europeia média- Atenas. Ainda é necessário discutir a "bondade" do euro? Foi em 1941 que o exército alemão colocou a sua bandeira na Acrópole, se bem me lembro.A classe-média alemã vai ter paciência para "pagar almoços" a populações com maus governos, "socializadas" de todo,alérgicas ao trabalho, que se reformam aos 55 anos?! Todos sabemos que não. O efeito de contágio deste disparate europeu já se faz sentir em Wall Street. Há um cheiro a anos 30. Devem ser as ruas da socialista Atenas. E descemos mais um círculo. A caminho do Nono. Do Inferno. Dante Alighieri.