terça-feira, 11 de maio de 2010

Europa dos défices e dos excedentes (externos)

Muito interessante a caixa que o FMI faz sobre as contas externas dos países do euro partindo da constatação de que a parir do lançamento do euro os países do Sul do Área do Euro (SAE) registaram um acentuado agravemnto dos seus défices externos enquanto os países do Norte da Área do Euro (NAE) viram os seus excedentes aumentarem.

E diz o FMI, os défices externos continuam importantes numa União Monetária - diria uma união monetária à La UE - sem governo centralizado, sem política orçamental única, sem liberdade de circulação de pessoas.

É ou não importante o saldo externo é um debate antigo em Portugal entre Cavaco Silva - sim é importante - e Vitor Constâncio - não, não é importante - na homenagem a Silva Lopes no ISEG.. Quer Cavaco como Constâncio continuam a pensar da mesma maneira.

Vejam-se os riscos que o FMI identifica - ou a morte lenta ou um ajustamento abrupto - e as terapias - apertar a política orçamental é o que tem efeitos mais rápidos - retirar poder de compra às pessoas e cortar despesas, ou seja, aumentar a poupança do Estado. Outra terapia, para quem tem recursos, é reduzir as contribuições para a segurança social - o equivalente a uma desvalorização interna.

Vamos ver as medidas que aí vêm.

3 comentários:

Anónimo disse...

O problema não está em fazer sacrifícios.
A questão é que os ricos e poderosos passam ao lado da crise e isso não é aceitável.
Como é que se pode aceitar que os que cumprem sejam fortemente atingidos enquanto que reina a corrupção e a justiça da treta?
Se é para alterar e moralizar tudo e todos, muito bem.
Se é para brincar com os coitadinhos e continuar com este país entregue a estas máfias, nem pensar.
Não vejo medidas para acabar com estas máfias generalizadas.
Sendo assim, penso que a resposta dos coitadinhos terá que ser a "Receita Molotov".
É sempre difícil fazer omeletas sem partir os ovos.
Somos um povo mole e bovino mas havemos de acordar...

Anónimo disse...

A justiça beneficia os infractores; a demora e a falta da sua eficácia transforma-a em injustiça; a lei do arrendamento é uma treta kafkiana; os deputados governam a vidinha e fazem "acção directa" ao melhor estilo dos velhos grupos terroristas; os bancos recebem milhões de ajuda e pagam uma bagatela de IRC; a tributação das mais valias nos mercados de capitais é só para a pequenada; os offshores continuam a ser óptimos sítios para fugir aos impostos; as grandes obras públicas são altas coutadas para todas as máfias.......

E agora querem que os coitadinhos baixem as calças, acreditem no discurso da treta e fiquem mansos.

Estupidificados por futebois, concursos e telenovelas é bem possível que a manada fique a resmungar sem nada fazer.
Seríamos então um país de cornos mansos...

Anónimo disse...

"CP demoliu carruagens na sucata de Godinho que estavam em bom estado"


"A CP mandou destruir 30 carruagens de passageiros - muitas das quais em bom estado -, tendo a empresa de sucatas de Manuel Godinho (arguido no Face Oculta) procedido à sua demolição."

Público