Chegou a nova onda da crise desencadeada pela falta de juízo na concessão d ecrédito nso Estados Unidos. Tal como muitos analistas preconizaram, inclusivamente neste espaço - F., por exemplo.
A Reserva Federal anunciou hoje a colocação de 200 mil milhões de dólares aceitando como contrapartida títulos de dívida hipotecária privada com 'rating' AAA e uma acção coordenada com os bancos centrais europeu e do Canadá no montante de 45 mil milhões de dólares, como se pode ler em síntese na Bloomberg.
Este novo 'tsunami' foi aparentemente desencadeado pela pressão dos bancos norte-americanos junto de credores como 'hedge fund' para amortizarem os seus créditos.
A perspectiva de que se iria assistir a réplicas da crise iniciada em Agosto do ano passado baseou-se no facto de muitas famílias norte-americanas verem o seu período de carência terminado nos primeiros meses deste ano. Não consigo ainda perceber se isso se está, de facto a verificar.
A reacção dos mercados à iniciativa da Fed foi obviamente de festa.
O fim desta crise está, parece, ainda longe.
1 comentário:
Quando é que teremos em Portugal informação estatistica escorreita, séria, sobre construção, licenças, hipotecas, mal-parado...
Evolução por regiões, valores médios, nomeadamente de fogos à venda.
A informação "avulsa" existe: porque não é disponibilizada de forma tratada?
Fala-se que o fenómeno da subprime não vos vai atingir baseados em quê?
Num País em que 70% das familias são proprietárias (antes de mais de dividas à Banca!) não existem, de todo, empréstimos hipotecários em que os imóveis foram sobrevalorizados?
Fala-se que em Espanha é que sim... e em Portugal não?
Enviar um comentário