segunda-feira, 10 de março de 2008

Um ano menos mau, o de 2007


O investimento registou em 2007 a mais elevada taxa de crescimento desde 1999, contribuindo para o reforço do crescimento da economia o ano passado, segundo números hoje divulgados pelo INE.
A economia portuguesa cresceu 1,9%, ligeiramente mais que os 1,3% de 2006. A primeira década do século XXI está irremediavelmente perdida em matéria de convergência para o rendimento médio da União Europeia.
A dinâmica do investimento, que se reforçou no último trimestre do ano, é a boa notícia de 2007. Mas será sustentável em 2008?
O indicador coincidente de Formação Bruta de Capital Fixo divulgado pelo Ministério das Finanças aponta para um abrandamento do investimento em Janeiro. Pode ser apenas um "incidente estatístico" digo eu.
Hoje foi mais um dia de grandes anúncios de investimentos: o plano da Galp.
Amanhã será a vez da Abertis com o primeiro-ministro a lançar a primeira pedra para a criação de uma plataforma de distribuição de produtos.
Além disso, há ainda os projectos públicos, com o regresso - infelizmente - de mais auto-estradas. E da entrada em vigor do novo quadro comunitário de apoio, o QREN.
Se Espanha conseguir não entrar em recessão, esta crise financeira internacional pode ser ultrapassada com estes medíocres crescimentos que temos tido, com os olhos postos em 2009 para o relançamento da economia portuguesa num crescimento mais dinâmico. Pode é já não ir a tempo para garantir a vitória eleitoral com maioria absoluta do PS.

Sem comentários: