quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E o prémio da troika ao bom aluno foi... mais austeridade

Rapidamente aqui para recordar o que escrevi há um ano sobre a descida da TSU:
A nova droga chamada taxa social única:

Continuo sem perceber o que se passou. Ou antes, só entendo esta medida de descida da TSU como uma imposição dos representantes dos credores, o FMI, a Comissão Europeia e o BCE. E, se assim foi, o Governo devia dizê-lo para que a responsabilidade ficasse nas mãos de quem a tem.

Porque o fracasso de hoje é o fracasso dos modelos dos que represnetam o credores - aqui, como na Irlanda, como na Grécia. Estão a matar os doentes com a cura.
E nós, portugueses, fizemos o ajustamento, tudo: poupámos, cortamos no consumo...De tal forma travámos que atingimos o reequilíbrio externo mais depressa que o previsto. E o prémio da troika ao aluno bem comportado foi... mais austeridade.

1 comentário:

Unknown disse...

A respeito deste tema:
"[...] E eis que surge, no horizonte, o que primeiro se pensou tratar de uma miragem. Isto porque, pelos cálculos iniciais, estavam ainda a uns meses de viagem. Lá para Setembro, talvez. Ou será que Gaspar sabia de algo que não disse? O que é certo é que, à medida que a caravana agora avança, os contornos dessa promessa, que se pensava ainda longínqua, assumem contornos reais. Rostos de homens e mulheres, esgotados, iluminam-se de esperança. A morte, afinal, deixa assim de ser certa. Silenciaram-se as vozes de protesto. Nesta esperança, todos sabemos que a caminhada não acabou. Não! Mas morta a sede naquelas águas correntes, poderemos dar algum descanso aos corpos desgastados pelas privações do deserto. Chegamos ao fim da primeira grande etapa, antes do dia previsto. Mas o grande nada – o deserto impiedoso – estende-se ainda, desafiador, à nossa frente. Gaspar ajeita o chapéu, toca uma vez mais os cavalos e a caravana passa enquanto, ao longe, ladram os cães selvagens."

Artigo completo aqui:

http://antologiadeideias.wordpress.com/2013/01/23/mercados-a-oeste/

O Autor
Blog: http://antologiadeideias.wordpress.com
Facebook: https://www.facebook.com/antologiadeideias.wordpress
E-mail: antologia.wordpress@gmail.com