domingo, 7 de dezembro de 2008

BPN e Casa Pia

Marcele Rebelo de Sousa hoje na RTP,
- Para exemplificar que o caso BPN nada tinha a ver com a actual liderança do PSD usa como comparação o caso Casa Pia (que, subentendeu-se, nada tinha a ver com a então liderança do PS)

Muito interessante.

A decisão de nacionalizar o BPN tem ainda um "racional" com falhas.
A proposta de Miguel Cadilhe - em que os esforço de recuperação do banco era partilhado entre o Estado e os accionistas - foi rejeitado sem qualquer negociação. (A remuneração oferecida ao Estado poderia ter sido negociada)

Sairia mais barato aos contribuintes portugueses.
Um dos contra-argumentos que me apresentam é: se os accionistas não tiveram dinheiro para a segunda tranche do aumento de capital que garantias existiriam de que tinham dinheiro para o novo plano. O pior é que os accionistas dizem que não aumentaram o capital porque já se sabia que o Governo ia decidir pela nacionalização.

Enfim. Esperemos que Marcelo não tenha razão. Viveremos infinitamente em efeito ricochete - saltando de casos em casos - com pouca Justiça.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cara Helena,

A 2ª tranche era divida na 6ª-feira, e Miguel Cadilhe aguardava por uma resposta do governo para o plano de salvação, que chegou no domingo: nacionalização.

Os accionistas, a maioria pelo menos, foram enganados pelos gestores do BPN, mas não podemos esperar que sejam permanentemente irracionais: realizar a 2ª tranche, sem garantias seria um suicídio, e Miguel Cadilhe não anda a dormir na formatura.

Se a nacionalização é uma poupança para os contribuintes ou não é muito difícil saber; nunca existe o contrafactual para a situação pela qual se optou.

Mas, talvez o caso BPP nos ensine algo: Cadilhe queria 600 milhões, que seriam remunerados, e tinha capital próprio de 600 milhões; o BPP tem capital de 150 e queria 750 milhões.

A dormir na formatura andamos nós.

Anónimo disse...

Explosão social na Grécia???

Tém a ver com a crise económico-financeira que atravessamos?

Pode se repetir pela Europa?

Não tém interesse compreender este fenómeno?

O povo português é tão sereno como dizem???