segunda-feira, 23 de julho de 2018

A entrevista de Mário Centeno no Público


Professores? "O OE é para todos os portugueses"
"O Orçamento é feito para nove milhões e meio de portugueses", Mário Centeno

"(...) em Junho de 2017 perguntou-se aos portugueses qual dos três eventos mais aumentavam a sua auto-estima: ganhar o campeonato europeu de futebol, a saída do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE) ou ganharmos a Eurovisão. A resposta que teve mais escolhas dos portugueses foi a saída do PDE."

"A estimativa com que estamos a trabalhar para o aumento da despesa com pessoal no ano que vem [2019], neste quadro orçamental que é o que sai dos compromissos assumidos e do Programa de Estabilidade, é superior a 500 milhões de euros. Ou seja, estamos a falar de um crescimento que se aproxima dos 3%. São valores muito significativos.(...)"

“O pior erro de um ministro das Finanças é comprometer o mesmo euro duas vezes”

"(...)Agora, as razões principais pelas quais o investimento tem levado mais tempo a arrancar prendem-se com níveis reduzidos de execução de fundos europeus e o facto de muitos dos investimentos projectados requererem estudos e obras iniciais que estão em curso. (...)  Os grandes investimentos nos metros e na ferrovia são projectos que estão assumidos e que vão avançar."

"Em 2018, vamos ter um nível de cativações inferior ao de 2017?
O objectivo é cumprir o défice, que os serviços públicos funcionem e que haja verbas ao longo de todo o ano sem serem necessários orçamentos rectificativos.(...)"

"O Novo Banco vai precisar de novas injecções de capital?
(...) Se consigo fazer uma estimativa para o ano que vem? Neste momento ainda não é possível, não é uma informação o que o Ministério das Finanças tenha. Essa informação só se formará mais para o fim do ano ou com o fecho das contas."

Saúde: "Estamos a pôr os recursos e a sociedade espera que o SNS responda"

"(...) Estudos de opinião que têm sido feitos têm demonstrado que a maioria esmagadora dos portugueses está satisfeita e considera que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) é suficiente, bom ou muito bom. Isto é verdade no estudo feito pela Aximage em Abril e, no passado fim-de-semana, uma sondagem de outro instituto diz que 80% dos portugueses estão satisfeitos, muito satisfeitos ou extremamente satisfeitos com o SNS. (...)"


"(...) Nós estamos a pôr os recursos e a sociedade como um todo está à espera que o SNS responda. Neste momento no SNS há mais 3400 médicos do que em 2011. Há mais 1670 enfermeiros do que em 2011. E não só em termos de números, mas também daquilo que são as suas condições de trabalho, desde logo com a redução da semana de trabalho para as 35 horas. (...)"

"(...) Esperamos também que, com a redução para as 35 horas, indicadores como o absentismo se reduzam. Se nós reduzirmos para metade a taxa de absentismo em algumas classes profissionais da Administração Pública, expandimos em mais de 7% o número de funcionários a trabalhar. (...)"


1 comentário:

Anónimo disse...

Mas este é o Centeno ou é o Gaspar?