quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Não consegues crescer? Rouba o teu vizinho...

... especialmente aquele que deixa as portas escancaradas, a Zona Euro

Eis a evolução do euro face ao dólar, a subir acentuadamente desde que a Reserva Federal anunciou que vai inundar a economia dos Estados Unidos com 900 mil milhões de dólares.

Fonte: BCE
De 28 de Outubro até dia 4 de Novembro o euro subiu 2,7%.
A Alemanha, o motor da economia europeia que cresce com exportações, tem a sua retoma sob ameaça e, por essa, via, transforma numa miragem (ainda maior, se é que isso é possível), o crescimento marginal de 0,2% da economia portuguesa por via das exportações.

Os Estados Unidos usam mais uma vez todos os remédios que têm à mão para reanimar a sua economia.
Na Zona Euro afirma-se que do outro lado do Atlântico não se vai entrar numa política de dólar fraco.

Pouco importa também. Porque se todos fizessem o que os Estados Unidos estão a fazer todos perdiam ainda mais. Se todos os vizinhos se roubarem uns aos outros ninguém fica melhor.

2 comentários:

Nuno disse...

Fazem eles muito bem e nós (UE/BCE) deviamos fazer o mesmo, inundar a economia de euros e apontar para taxas de inflação elevadas! Os US fazem o necessário para retirar a economia do atoleiro onde se encontra. E há quem, com credenciais de ter acertado em praticamente tudo até agora, Paul Krugman, defenda que não será suficiente!
"Beggar thy neighbour" está a UE a fazer internamente com o austerianismo que se auto impõe!

elsafer disse...

e o tecido empresarial português cada vez mais débil ... a "pagar" uma crise interna , política, económica e social , e ainda um euro forte ... quais as suas vantagens competitivas? de novo , mão de obra barata!