quarta-feira, 25 de junho de 2008

Protestos agrícolas

A CAP afinal reentrou na concertação social.

O grande erro do ministro da Agricultura pode ter sido ter dito o que mais próximo está da verdade.

O sector agrícola português é de facto marcado ou por grandes proprietários conservadores ou por proprietários ou não de esquerda.

Mais grave do classificar os agricultores por grupos é assistir ao descaramento dos pedidos de apoios financeiros. Quem pensam que os paga? Nós, os contribuintes. Vale a pena que façam primeiro as contas sobre quanto custam os apoios que pedem e que benefícios tiram a totalidade dos contribuintes por lhes entregar esse dinheiro.

O descaramento ainda é maior quando os preços de boa parte dos produtos agrícolas estão em acentuada alta, mais do que compensando a subida dos combustíveis nos custos.

É verdade que a União habituou mal os agricultores. É tempo de acabar com isso.
Ou temos de pedir, nós contribuintes, que quando tiverem lucros devolvam o que lhes demos em tempos difíceis.

Hoje há mais um protesto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em todos os países no mundo existem apoios à agricultura, porque produzem reservas estratégicas de alimento que permitem controlar os preços e não estarem tão dependentes de terceiros (vide o petróleo).
Os preços agrícolas mantém-se inalterados à cerca de 2 décadas (tirando os últimos meses, mas já está havendo retracção nos mesmos, veja o exemplo do leite)
A agricultura não é só a produção no campo, existem uma série de empregos e indústrias associadas (talvez até seja um contribuinte líquido).
O Estado em Portugal cobra impostos (iva, irs/c) sobre apoios para a agricultura vindos da ue (será que os outros países o cobram?).
O Estado em Portugal retém os apoios à agricultura, para que os subsídios que deveriam ser anuais sejam pagos de 2 em 2 anos e os agricultores fiquem com um ano de aperto e um ano para pagar irs.
A ocupação do território e sua conservação é feita em grande medida pelos agricultores, se não grande parte do território seria mata abandonada.

Quem não percebe a importância estratégica da agricultura sofre de miopia. Até a Suiça e EUA dão subsidios à agricultura.