segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Wikileaks chega a Portugal

2 comentários:

Anónimo disse...

A revelação de eventuais contactos dum banco para o estabelecimento duma relação mais duradoura com um país proscrito não pode surpreender.

A Família Rothschild não fez o seu dinheiro com a compra oportuna de dívida inglesa depois de lhe chegar a nova da vitória de Wellington em Waterloo pelos seus pombos-correios. Muito do seu dinheiro foi ganho nos anos precedentes com a violação do Bloqueio Continental ao vender chitas e sedas inglesas às Senhoras ricas dos Estados do Palatinado.

Tal como o Dr. William Jardine e James Matheson não fizeram o seu dinheiro com a importação inglesa do chá chinês na primeira metade doa anos Oitocentos. Muito do seu dinheiro foi ganho com a exportação do ópio indiano para a China onde estavam proibidos de o fazer pelo imperador da dinastia Qing.

Esta revelação só surpreende por se tratar de Portugal. Porque o maior negócio proscrito que pode ser associado à banca nacional foi a venda ilegal da lotaria espanhola num quiosque do Passeio Público que é hoje a Avenida da Liberdade. Qual importações ou exportações do que quer que seja. Quando muito uma ginjinha e uma cautela.

A surpresa de hoje é a escala da relação ambicionada. Só é pena que esta ambição não se tenha ainda revelado na escala dos resultados do banco.

Obrigado.

F

Anónimo disse...

O império em mudança:

http://novadesordemmundial.blogspot.com/2011/01/liberdade-envergonhada.html