quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sem lei nem ordem

Pilhagem e violência no Reino Unido:
Porquê? Onde foram estas crianças, adolescentes e jovens buscar coragem, como perderam o medo da lei e da ordem? (sem, são bandidos, que existem em todo o lado mas que, porque há polícia, há lei, há ordem, não conseguem impor a desordem)
Será isto que sabiam:



Ou é um acontecimento, depois de outros, que recomenda mais reflexão:
Enquanto cresce uma micro-cultura de abandonados a quem se prometeu luxos baratos,"(...) a cultura dominante - nós - abandonou a virtude e adoptou a ética da indiferença, vestida de liberalismo", Danny Kruger no FT.
Ou ainda a narrativa e racionalização possível que escrevi com o título  As ortodoxias também se abatem depois de ver entre outros, o vídeo de Abdul Hamid:

1 comentário:

Anónimo disse...

No fundo temos toda uma sociedade ocidental, e não pequenos grupos marginais, baseada no supérfluo, no vazio de sentimentos e valores. O vazio interior do indivíduo é escondido e mantido pela sua "participação" como mero actor, numa sociedade que lhe dita o seu comportamento dando-lhe em troca "poder", gratificações...
Traindo e negando o seu interior, acumula raiva e ódio por si e pelo que o rodeia. Quando essa sociedade lhe retira a "participação", o suposto poder, as gratificações... é certo que a violência surge.
Depois só falta o surgimento de actores principais, os chamados lideres, para as grandes mudanças ocorrerem. Porém, na verdade não há qualquer mudança de paradigma, estabelece-se uma realidade mais ou menos equivalente, e o indivíduo apenas adere novamente a um novo cenário que lhe volta a oferecer uma participação no poder…. continuando tão vazio como estava antes até voltar novamente….
NM