tag:blogger.com,1999:blog-3277164261934414148.post7357029547320372066..comments2023-10-14T09:48:39.250+01:00Comments on visto da economia: Combustíveis e PSDHelena Garridohttp://www.blogger.com/profile/09400764454835044083noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-3277164261934414148.post-52865357266764967062008-06-02T12:04:00.000+01:002008-06-02T12:04:00.000+01:00O argumento de que não se pode baixar a carga fisc...O argumento de que não se pode baixar a carga fiscal por causa da despesa é um processo circular, muito do agrado dos políticos. Deve haver a coragem de atacar o verdadeiro problema, que é a despesa. Enquanto não houver a coragem de reduzir a carga fiscal, nunca mais haverá a necessidade de baixar a despesa. Por exemplo, parte da despesa de manutenção da rede viária será suportada pelo utilizador, mas qual será a baixa na carga fiscal por essa alteração? Vai uma aposta?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3277164261934414148.post-4865740376051267732008-05-29T15:08:00.000+01:002008-05-29T15:08:00.000+01:00Bem, sendo assim retiro o meu comentário (e fico m...Bem, sendo assim retiro o meu comentário (e fico melhor informado).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3277164261934414148.post-7577726911044148842008-05-28T12:46:00.000+01:002008-05-28T12:46:00.000+01:00mvidarus,O ISP é um imposto de valor fixo!! Não é ...mvidarus,<BR/>O ISP é um imposto de valor fixo!! Não é percentual.<BR/><BR/>Aqui tem o Diário da República:<BR/>http://dre.pt/pdf1sdip/2007/01/00401/00020002.PDF<BR/><BR/>Os combustíveis são assim um dos raríssimos produtos onde a taxa fiscal DIMINUI com o preço.<BR/><BR/>Recomendo ainda leia esta notícia: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=267918Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3277164261934414148.post-68587550921568043262008-05-28T05:08:00.000+01:002008-05-28T05:08:00.000+01:00Não é verdade que se o preço dos combustíveis é ag...Não é verdade que se o preço dos combustíveis é agora o dobro do que era há poucos anos atrás, também o é a receita do ISP, que é um valor percentual?<BR/><BR/>Ou seja: o ISP foi criado para cobrir os gastos em estradas, pontes, etc., através do combustível que (praticamente) todos os seus utilizadores consomem.<BR/><BR/>O valor percentual específico que foi deliberado, considerando a quantidade de combustível vendida num ano, destinava-se a cobrir os gastos nessas infraestruturas que decorressem no mesmo período de tempo.<BR/><BR/>Com a subida do preço do petróleo, o valor de ISP cobrado acompanhou a subida. É agora gerado o dobro da receita, para cobrir os mesmos gastos. Para onde é que vai esse excesso? Como justificar a sobre-taxação?<BR/><BR/>Se se gerasse um valor de ISP fixo por cada litro vendido, actualizado anualmente para cobrir a inflacção, teríamos como resultado não só preços mais baixos, mas também menos reactivos às futuras subidas do preço dos combustíveis.<BR/><BR/>O próprio IVA cobrado seria mais baixo, não pela sua descida em valores percentuais, mas pelo menor preço do produto a que se aplica.<BR/><BR/>Idealmente decidir-se-ia um valor de ISP razoável, e bem diferente do que é cobrado actualmente como resultado da aplicação percentual.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3277164261934414148.post-31318638614522093632008-05-27T13:42:00.000+01:002008-05-27T13:42:00.000+01:00É possível que a receita suba com a descida do ISP...É possível que a receita suba com a descida do ISP, devido à diminuição do hiato com Espanha. Isso não é exactamente o espírito da curva de Laffer, porque o que está em causa um desvio do consumo e não uma redução forte. Mas isso é irrelevante.<BR/><BR/>Fico é espantado quando se usa a queda/estagnação da receita em 2006 e 2007 para concluir que a carga fiscal é "ineficiente" em termos de colecta - como já vi feito duas vezes. Esta queda deveu-se ao aumento do preço do produto e não à carga fiscal, cuja taxa até é decrescente. <BR/><BR/><BR/>(Já agora, ainda ninguém se lembrou que deveria haver menos desvio para Espanha. Se a diferença de preço se tem mantido e se o preço do km está mais caro... cada vez compensa menos ir lá)Anonymousnoreply@blogger.com